top of page

BLOG

Dúvidas, dicas, como funciona, o que fazer quando... 

No menu a seguir você pode filtrar os artigos por assunto ou pesquisar por palavra-chave. Fique a vontade para curtir, comentar, perguntar e compartilhar. Caso queira sugerir um tema para o próximo artigo, entre em contato!

Motor potente pra quê?


Você certamente já comentou ou já ouviu alguém comentando que determinado carro é rápido porque seu motor tem tantos cavalos de potência. Na prática, no entanto, muitos motoristas nem sabem a potência do seu carro. Isso realmente tem importância?

Em se tratando de automobilismo, há uma frase clássica que diz: “potência vende carros, torque vence corridas”. Não se sabe ao certo se o autor foi Enzo Ferrari ou Carroll Shelby. Pouco importa, ambos foram grandes construtores de carros de corrida, e sabiam o que estavam dizendo.

Mas por que nunca ouvi comentários de quanto torque tem um motor? Primeiro precisamos compreender a diferença entre torque e potência. Ambos medem o desempenho do motor, mas de formas diferentes. O torque é uma medida estática, e a potência dinâmica.

E eu com isso?

Vamos a um exemplo: digamos que você tenha que subir uma escada. Normalmente subiria um degrau por passada, mas para chegar mais rápido, pode optar por subir dois de cada vez. Neste caso precisará do dobro de força (torque) a cada passada. Mas, não importa como você suba, a energia (potência) total gasta para chegar até o topo será a mesma.

Trazendo isso de volta aos motores, torque é a força que você sente mover o carro imediatamente após pisar no acelerador. Motores com mais torque respondem mais prontamente ao comando do motorista. É o torque que faz o carro embalar para uma ultrapassagem ou subir uma ladeira sem perder velocidade.

Mas e a potência?

Bem, se o torque é a força, a potência é fôlego. Está mais associada à velocidade. Ou seja, para atingir altas velocidades é necessária maior potência. É por isso que os amantes de corridas sonham com motores potentes, que sejam muito velozes nas retas. Mas é bom lembrar que após cada curva é necessário ter torque para retomar a velocidade. Daí a frase citada no início.

A essa altura você já deve ter percebido que, no nosso trânsito de cada dia, ter mais torque é bem mais interessante que potência elevada. É muito mais fácil e agradável dirigir com um motor de bom torque. E muitas vezes é também mais econômico, pois um motor que se esforça menos tende a gastar menos combustível e a ter menos manutenção.

Na sua próxima troca de carro, consulte o Especialista em Carros para escolher o modelo mais adequado às suas necessidades!

Se tiver alguma dúvida ou comentário, fique à vontade para contribuir com o nosso trabalho, logo abaixo.

897 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page