Copyright 2019

Especialista em CARROS

Todos os direitos reservados

(47) 99193-2323

 

especialistaemcarros@hotmail.com

Atendemos Litoral Norte e

Vale do Itajaí, Santa Catarina.

Consulte para outras regiões.

WhatsApp-icone-3.png

Seu carro é masculino ou feminino?

24/05/2016

A pergunta pode parecer estranha, até boba para alguns, mas tem fundamento. Quer ver? Provavelmente você nunca ouviu alguém dizer que tem uma Gol. É o Gol. No entanto há vários modelos em que as pessoas usam igualmente os dois gêneros, como EcoSport. O correto é o ou a EcoSport? Um ou uma BMW? Nem sempre é fácil responder, mas vamos tratar de esclarecer este assunto em poucas linhas.

 

Os casos mais confusos costumam ser os de veículos esportivos, picapes e SUVs. Ou aqueles que são mais conhecidos pela marca que pelo modelo, como Porsche 918. Aliás, algumas marcas são usualmente referidas no feminino e outras no masculino. Uma McLaren, um Cadillac. Existe critério pra isso?

 

A resposta é sim. E a explicação é bem simples: o gênero (masculino ou feminino) será o mesmo do objeto a que se refere. Em outras palavras, o nome de um carro ou automóvel é sempre masculino. O nome de uma marca é sempre feminino. Afinal, carro e automóvel são substantivos masculinos, e marca um substantivo feminino.

 

Portanto, um Gol, um EcoSport, um Porsche 911. Agora, se o veículo for uma perua, uma van, ou uma picape, aí seu nome é feminino, pois todos esses são substantivos femininos. A SpaceFox, a Spin, a Hilux... O mesmo vale para as marcas. Perceba a diferença entre dizer “eu comprei um (automóvel) Mercedes-Benz” e “a (marca) Mercedes produz o (carro) SLK”.

 

Ok, mas ninguém diz “eu andei em um Ferrari”. É verdade... Mas é como deveria ser dito, em bom português. Neste caso a explicação pode estar relacionada à origem da marca. Pois, na Itália, o termo mais comum para automóvel é la macchina. Ou seja, lá os carros são femininos. Por isso, embora não seja o correto, é comum se referir aos esportivos italianos no feminino (uma Ferrari, uma Alfa, uma Lamborghini).

 

Agora você já sabe: carros e SUVs são todos masculinos; marcas são sempre femininas. Já picapes, peruas e vans, embora sejam substantivos femininos, podem ser referidas no masculino, se você considerar que são também automóveis. Por exemplo, Megane Grand Tour é a versão perua (SW) do Renault Megane. Portanto não está errado dizer um Megane Grand Tour.

 

E o seu carro, é masculino ou feminino?

Please reload

Notícias em Destaque

Carro autônomo: você ainda vai ter um?

1/8
Please reload

Busca por Categoria
Please reload

Busca por Título
Please reload