Fiat Tempra Stile 2.0 Turbo 1996
Antes do Tempra, a Fiat só havia fabricado no Brasil o 147, Uno e derivados. O novo sedã médio, portanto, causou uma verdadeira revolução no mercado em 1992.
Recém lançado na Europa, envelheceu a concorrência, formada por Santana, Monza e Versailles. Foi pioneiro no motor 16v, ar condicionado digital e tinha o mais avançado computador de bordo da época.
Com a chegada da versão Turbo, em 1995, tornou-se o carro mais rápido do país, superando o Omega e seu motor alemão.
Este exemplar é um dos mais completos produzidos, com quase todos os opcionais disponíveis. Em raro estado de conservação e originalidade. Conta inclusive com um dos primeiros alarmes de fábrica com controle remoto, que aciona travas e janelas.
Ficha Técnica
Marca: Fiat
Modelo/versão: Tempra Stile Turbo
Ano fabricação/modelo: 1996/1996
Cor: verde
Carroceria: monobloco, sedan (saiba mais)
Portas: 4
Lugares: 5
Dimensões (m): comprimento 4,354, largura 1,702, altura 1,457, entre-eixos 2,543
Peso: 1.350 kg
Porta-malas: 413 l.
Tanque de combustível: 70 l.
Quilometragem: 220.000 km
Placa: Mxx-xxx0/SC (saiba mais)
Mecânica
Motor: 4 cilindros em linha, 8 válvulas, 1.995cc, com injeção eletrônica e turbocompressor (saiba mais)
Combustível: gasolina
Potência máxima: 165cv a 5.250 RPM
Torque máximo: 26,5 kgfm a 3.000 RPM (saiba mais)
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão: independente nas 4 rodas
Direção: hidráulica progressiva (saiba mais)
Freios: a disco nas 4 rodas, com ABS (saiba mais)
Rodas e pneus: rodas em liga leve 15", com pneus Pirelli Phantom, medidas 195/55
Desempenho
Aceleração 0-100 km/h: 8,5s
Velocidade máxima: 212 km/h
Equipamentos
Itens de série:
- Ar condicionado
- Revestimento em couro no volante e manopla de câmbio
- Apoios de braços nos bancos dianteiros e traseiro
- Cortinas solares no vidro traseiro
- Vidros, travas e espelhos elétricos
- Retrovisores externos antiofuscantes com lentes azuladas
- Limpador do parabrisas com intermitência programável
- Telecomando para travas, vidros e alarme
Opcionais de fábrica disponíveis no carro:
- Ar condicionado automático digital, com saídas traseiras (saiba mais)
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos
- Freios ABS (saiba mais)
- Retrovisor interno fotocrômico
- Computador de bordo
- Check control
- Console central elevado com apoio de braço e porta objetos com tampa
Modificações:
- Som com DVD, Bluetooth e MP3 (Pioneer com tela de 3,5")
- Pressão máxima da turbina elevada de 0,8 para 1,0 bar
- Tapetes de tecido personalizados
- Rodas aro 15" do modelo 1997, as originais eram 14" (continua original no estepe)
Outras Informações
Com manuais de instruções, chave reserva, nota fiscal e histórico de manutenção.
Avaliação do Especialista
-
Veículo com procedência: mesmo proprietário desde os 107.000 km (2008), com histórico conhecido desde os 65.000 km (2002);
-
Mecânica 100% original, motor e câmbio nunca abertos, sem sinais de cansaço;
-
Passou por revisão geral em out./16, investidos mais de R$ 4 mil. Motor, freios direção e suspensão;
-
Passou por revitalização de pintura em nov./16;
-
Interior completo, estofamento sem marcas, todos equipamentos funcionando;
-
Carro muito íntegro e alinhado, nunca batido;
-
Além de ser uma versão rara, tem a maioria dos opcionais oferecidos de fábrica;
-
Estado geral de conservação muito acima da média, inclusive com itens de difícil reposição, como a lanterna no porta luvas e as 4 tampas das saias laterais, nos pontos de apoio do macaco.
-
Pintura tem retoques decorrentes de uso, sem entretanto comprometer a qualidade do carro, como comprovam as fotos.