Mitsubishi 3000GT VR-4 1993
Os anos 90 foram ricos em opções de grandes esportivos japoneses. Carros como Mitsubishi Eclipse e Mazda RX-7 foram eternizados nos rachas e perseguições eletrizantes da franquia Velozes e Furiosos.
Outros modelos marcantes da mesma época foram o Nissan Skyline, Toyota Supra, Honda NSX, Nissan 300ZX e Mitsubishi 3000GT.
Este último tinha um 'clone' americano, fruto de uma parceria com a Chrysler, que se chamava Dodge Stealth.
O 3000GT, em especial a sua versão topo de linha VR-4, era um verdadeiro puro sangue. Seu motor bi-turbo de 300cv, com tração 4x4, suspensão inteligente e aerofólios ativos, representavam o que havia de mais avançado em termos de performance. O exemplar das fotos está em estado impecável e com upgrades de primeira linha.
Ficha Técnica
Marca: Mitsubishi
Modelo/versão: 3000GT VR-4
Ano fabricação/modelo: 1992/1993
Cor: vermelha
Carroceria: monobloco, coupé
Portas: 2
Lugares: 2+2
Dimensões (m): comprimento 4,585, largura 1,840, altura 1,285, entre-eixos 2,470
Peso: 1.700 kg
Porta-malas: 172 l.
Tanque de combustível: 75 l.
Quilometragem: 55.000 km (34.000 milhas)
Mecânica
Motor: 6 cilindros em V, 24 válvulas, 2.972cc, com injeção eletrônica e dois turbocompressores
Combustível: gasolina
Potência máxima: 300cv a 6.000 RPM
Torque máximo: 42,2 kgfm a 2.500 RPM
Câmbio: manual, 5 marchas, tração integral
Suspensão: independente nas 4 rodas
Direção: hidráulica
Freios: a disco nas 4 rodas, com ABS
Rodas e pneus: rodas em liga leve 17" com pneus medidas 245/45
Desempenho
Aceleração 0-100 km/h: 6,7s
Velocidade máxima: 240 km/h
Equipamentos
Itens de fábrica:
- Estofamento em couro
- Bancos dianteiros com múltiplos ajustes elétricos
- Volante com ajuste de altura
- Air bag para o motorista
- Ar condicionado digital
- Controlador de velocidade (Cruise Control)
- Spoiler dianteiro e aerofólio traseiro ativos em função da velocidade
- Faróis retráteis
- Sistema de esterçamento das rodas traseiras para maior estabilidade
- Suspensão com ajuste eletrônico de rigidez
- Freios ABS
- Escapamento com dois níveis de ruído selecionáveis
- Teto solar (opcional raro no Brasil)
Modificações:
- Motor recém refeito com componentes forjados de primeira linha
- Pressurização revisada e otimizada
- Turbinas maiores
- Intercooler e radiador de óleo maiores
- Escapamento inox
- Molas e amortecedores esportivos
- Embreagem e volante do motor com upgrades
- Todos fluídos substituídos
- Veículo preparado na Tecno Box (SP) com aproximadamente 450cv, com margem para até 600cv
- Com apenas 2.500 km rodados após a preparação
- Foram gastos mais de 30 mil dólares (R$ 110 mil) em peças, a maioria vinda dos Estados Unidos (solicite relação de peças)
- Carro de rua, nunca foi usado em competições de pista
- Obs.: os dados descritos acima (Ficha Técnica / Mecânica / Desempenho) se referem à configuração de fábrica
Outras Informações
Veículo localizado em Campinas-SP