top of page

BLOG

Dúvidas, dicas, como funciona, o que fazer quando... 

No menu a seguir você pode filtrar os artigos por assunto ou pesquisar por palavra-chave. Fique a vontade para curtir, comentar, perguntar e compartilhar. Caso queira sugerir um tema para o próximo artigo, entre em contato!

Sedã, cupê, hatch. Qual a diferença?

Atualizado: 27 de abr. de 2020


Se alguém lhe perguntar se prefere morar em casa ou apartamento, muito provavelmente sua resposta estará na ponta da língua. Digamos que escolha casa, ela poderá ser em rua pública, em condomínio fechado, na cidade, no campo, térrea ou sobrado, e por aí vai.

Com carros não é diferente. Há várias classificações que consideram não só o tamanho, mas também o formato da carroceria, capacidade máxima de passageiros ou de carga, tipo de terreno em que vai rodar, etc.

Uma das classificações mais comuns é pelo número de volumes. Olhe os carros da foto e tente identificar os compartimentos do motor, passageiros e bagagem. No carro cinza os três volumes estão claramente separados, no vermelho o porta-malas e a cabine estão no mesmo volume. Portanto, a carroceria pode ter de um a três volumes.

Com isso em mente, tente identificar a categoria do seu carro:

1. Sedã, ou sedan - é o carro em sua forma mais tradicional, de três volumes. Nele se identifica claramente três compartimentos: o do motor, o dos passageiros e o da bagagem. Quase sempre com quatro portas, é o modelo preferido dos executivos. Pelo mesmo motivo é considerado por muitos um carro careta. Pode ser de porte pequeno, médio ou grande. Exemplos: Prisma, Jetta, Fusion.

2. Hatch, ou hatchback - é o modelo mais comum nas ruas brasileiras, com traseira curta e porta-malas cuja tampa abrange o vidro traseiro, abre até o teto e também dá acesso ao interior do carro, sendo chamada de terceira (ou quinta) porta. Tem dois volumes e porte pequeno ou médio. Exemplos: Palio, C3, Golf.

3. Perua ou SW (Station Wagon) - de formato parecido com o hatch, mas com porta-malas mais comprido. Também de dois volumes. Porte pequeno, médio ou grande. Exemplos: Palio Weekend, Golf Variant, C5 Tourer.

4. Coupé, cupê ou fastback - à primeira vista lembra um sedã, mas com duas diferenças marcantes: a linha do teto é mais curva, com o vidro traseiro bastante inclinado; e, por padrão, tem duas portas. Porte médio a grande. Exemplos: Mustang, Camaro.

5. Picape - Tem um compartimento aberto para carga, como um pequeno caminhão, por isso também chamada de caminhonete. Pode ter cabine simples, estendida ou dupla. Porte pequeno, médio ou grande. Exemplos: Saveiro, S-10, Frontier.

6. Van ou Minivan - veículo para vários passageiros, de teto elevado e amplo espaço interno, em um único volume (monovolume). Porte pequeno, médio ou grande. As minivans levam de 5 a 8 passageiros e podem ser bastante luxuosas. As vans transportam de 9 a 18, e normalmente são de uso profissional. Exemplos: Spin, Picasso, Ducato.

7. Utilitário - a rigor é qualquer veículo de trabalho, ou seja, picapes, vans e jipes de qualquer porte.

8. SUV (Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo) - utilitário de passeio. Podem ser de porte pequeno, médio ou grande, populares ou luxuosos. Geralmente são altos e com pneus grandes, podendo enfrentar buracos e lombadas. Alguns têm tração nas quatro rodas, com aptidão para terrenos mais difíceis. Em sua grande maioria são de dois volumes. Exemplos: EcoSport, Range Rover, Pajero.

9. Crossover - veículo que reúne características de duas ou mais categorias, não se enquadrando em nenhuma delas individualmente. Geralmente com design não convencional. Exemplos: Soul, Freemont, X6.

20.201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page