top of page

BLOG

Dúvidas, dicas, como funciona, o que fazer quando... 

No menu a seguir você pode filtrar os artigos por assunto ou pesquisar por palavra-chave. Fique a vontade para curtir, comentar, perguntar e compartilhar. Caso queira sugerir um tema para o próximo artigo, entre em contato!

Seu carro é masculino ou feminino?

Atualizado: 30 de set. de 2020


Ferrari La Ferrari

A pergunta pode parecer estranha, até boba para alguns, mas tem fundamento. Quer ver? Provavelmente você nunca ouviu alguém dizer que tem uma Gol. É o Gol. No entanto há vários modelos em que as pessoas usam igualmente os dois gêneros, como EcoSport. O correto é o ou a EcoSport? Um ou uma BMW? Nem sempre é fácil responder, mas vamos tratar de esclarecer este assunto em poucas linhas.

Os casos mais confusos costumam ser os de veículos esportivos, picapes e SUVs. Ou aqueles que são mais conhecidos pela marca que pelo modelo, como Porsche 918. Aliás, algumas marcas são usualmente referidas no feminino e outras no masculino. Uma McLaren, um Cadillac. Existe critério pra isso?

A resposta é sim. E a explicação é bem simples: o gênero (masculino ou feminino) será o mesmo do objeto a que se refere. Em outras palavras, o nome de um carro ou automóvel é sempre masculino. O nome de uma marca é sempre feminino. Afinal, carro e automóvel são substantivos masculinos, e marca um substantivo feminino.

Portanto, um Gol, um EcoSport, um Porsche 911. Agora, se o veículo for uma perua, uma van, ou uma picape, aí seu nome é feminino, pois todos esses são substantivos femininos. A SpaceFox, a Spin, a Hilux... O mesmo vale para as marcas. Perceba a diferença entre dizer “eu comprei um (automóvel) Mercedes-Benz” e “a (marca) Mercedes produz o (carro) SLK”.

Ok, mas ninguém diz “eu andei em um Ferrari”. É verdade... Mas é como deveria ser dito, em bom português. Neste caso a explicação pode estar relacionada à origem da marca. Pois, na Itália, o termo mais comum para automóvel é la macchina. Ou seja, lá os carros são femininos. Por isso, embora não seja o correto, é comum se referir aos esportivos italianos no feminino (uma Ferrari, uma Alfa, uma Lamborghini).

Agora você já sabe: carros e SUVs são todos masculinos; marcas são sempre femininas. Já picapes, peruas e vans, embora sejam substantivos femininos, podem ser referidas no masculino, se você considerar que são também automóveis. Por exemplo, Megane Grand Tour é a versão perua (SW) do Renault Megane. Portanto não está errado dizer um Megane Grand Tour.

E o seu carro, é masculino ou feminino?

11.118 visualizações11 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page