top of page

BLOG

Dúvidas, dicas, como funciona, o que fazer quando... 

No menu a seguir você pode filtrar os artigos por assunto ou pesquisar por palavra-chave. Fique a vontade para curtir, comentar, perguntar e compartilhar. Caso queira sugerir um tema para o próximo artigo, entre em contato!

O que faz um Consultor Automotivo?

Atualizado: 20 de nov. de 2020

Uma profissão em ascensão no Brasil que, por vezes, tem seu nome usado indevidamente


O que faz um consultor automotivo

Se você chegou ao nosso Blog provavelmente está procurando a ajuda de um consultor automotivo, ou pretende se tornar um. O Especialista em CARROS opera nesse ramo desde 2015, época em que o termo Consultoria Automotiva começou a se popularizar. Mas, afinal, o que faz um consultor automotivo?

Você já se perguntou qual é a diferença entre um corretor de imóveis e um consultor imobiliário? À primeira vista podem parecer a mesma coisa, pois ambos negociam imóveis de terceiros. Porém o trabalho do consultor vai muito além de oferecer e apresentar os imóveis que estão na sua carteira. Diferentemente do corretor tradicional, o consultor imobiliário se preocupa em entender os motivos que levaram o cliente a procurar determinado tipo de imóvel e não descansa até encontrar aquele que melhor atenda aos seus desejos, mesmo que para isso tenha que oferecer uma opção de outra imobiliária ou mesmo ir à busca de algum que não esteja à venda. Ainda, aconselha o cliente quanto às opções mais vantajosas em termos de investimento e alerta com sinceridade quando o cliente possa estar inclinado a fazer um mau negócio.


Consultoria automotiva

Este é o verdadeiro espírito da consultoria: usar métodos aplicados para encontrar a solução mais vantajosa para o cliente. Voltando ao consultor automotivo, já vi muitos vendedores de carros se anunciando como consultores, sendo que na verdade o trabalho deles se resume a fazer você acreditar que um dos carros do estoque da loja onde trabalham é exatamente aquilo que você quer. Do ponto de vista do marketing isso não está errado, mas certamente não é consultoria.

Como você já deve ter percebido, a consultoria automotiva não está relacionada apenas à venda de carros. Trata-se de um trabalho mais amplo, que se propõe a atender aos anseios de quem não tem tempo ou conhecimento suficientes para lidar com o seu carro. O trabalho do consultor automotivo pode abranger a escolha, a compra, a manutenção e a venda do carro, entre outros. Há, inclusive, algumas terminologias estrangeiras muito usadas também no Brasil para descrever certos trabalhos executados pelo consultor automotivo. Vejamos:

Car hunter
  • Car Hunter: em português, caçador de carros. É o profissional que procura carros sob encomenda. Pode ser um carro antigo, aquele que foi seu sonho de consumo inacessível em outros tempos, um veículo raro, ou mesmo um modelo atual em estado acima da média. O cliente define os parâmetros e o caçador vai à busca, até encontrar o exemplar certo;


  • Personal Car: é aquele que você pode chamar para solucionar qualquer necessidade relacionada ao seu carro. Quando ele não consegue resolver pessoalmente, se encarrega de encaminhar ao profissional mais adequado, seja para uma manutenção, um reparo, instalação de equipamentos, ou mesmo uma negociação de compra e venda.


Personal car

Um dos pontos chave da consultoria é a isenção, ou seja, a opinião sincera, sem interferências. O consultor deve estar focado em atender aos anseios do cliente e orientá-lo na solução mais adequada. Essa motivação pode ser bastante comprometida se ele estiver vinculado a uma loja ou oficina. É claro que o consultor precisa de empresas e profissionais parceiros que possam ajudar na solução das demandas dos seus clientes, mas essas recomendações devem estar embasadas em critérios de melhor desempenho e custo-benefício para o cliente, e não no seu retorno pessoal imediato.

Agora que você já sabe o que faz um consultor automotivo, convidamos a conhecer o trabalho do Especialista em CARROS. Além dos diferentes serviços de consultoria, disponibilizamos uma série de informações que podem lhe ajudar no trato com o seu carro. Navegue pelo nosso site e siga-nos nas redes sociais. Participe enviando suas dúvidas, curtindo e comentando os nossos posts! Os links estão no topo desta página.


Garagem Ferrari

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page