Seu carro é masculino ou feminino?
- Alex Koller
- 24 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de set. de 2020

A pergunta pode parecer estranha, até boba para alguns, mas tem fundamento. Quer ver? Provavelmente você nunca ouviu alguém dizer que tem uma Gol. É o Gol. No entanto há vários modelos em que as pessoas usam igualmente os dois gêneros, como EcoSport. O correto é o ou a EcoSport? Um ou uma BMW? Nem sempre é fácil responder, mas vamos tratar de esclarecer este assunto em poucas linhas.
Os casos mais confusos costumam ser os de veículos esportivos, picapes e SUVs. Ou aqueles que são mais conhecidos pela marca que pelo modelo, como Porsche 918. Aliás, algumas marcas são usualmente referidas no feminino e outras no masculino. Uma McLaren, um Cadillac. Existe critério pra isso?
A resposta é sim. E a explicação é bem simples: o gênero (masculino ou feminino) será o mesmo do objeto a que se refere. Em outras palavras, o nome de um carro ou automóvel é sempre masculino. O nome de uma marca é sempre feminino. Afinal, carro e automóvel são substantivos masculinos, e marca um substantivo feminino.
Portanto, um Gol, um EcoSport, um Porsche 911. Agora, se o veículo for uma perua, uma van, ou uma picape, aí seu nome é feminino, pois todos esses são substantivos femininos. A SpaceFox, a Spin, a Hilux... O mesmo vale para as marcas. Perceba a diferença entre dizer “eu comprei um (automóvel) Mercedes-Benz” e “a (marca) Mercedes produz o (carro) SLK”.

Ok, mas ninguém diz “eu andei em um Ferrari”. É verdade... Mas é como deveria ser dito, em bom português. Neste caso a explicação pode estar relacionada à origem da marca. Pois, na Itália, o termo mais comum para automóvel é la macchina. Ou seja, lá os carros são femininos. Por isso, embora não seja o correto, é comum se referir aos esportivos italianos no feminino (uma Ferrari, uma Alfa, uma Lamborghini).
Agora você já sabe: carros e SUVs são todos masculinos; marcas são sempre femininas. Já picapes, peruas e vans, embora sejam substantivos femininos, podem ser referidas no masculino, se você considerar que são também automóveis. Por exemplo, Megane Grand Tour é a versão perua (SW) do Renault Megane. Portanto não está errado dizer um Megane Grand Tour.
E o seu carro, é masculino ou feminino?
mas é uma porsche e não um.
pena que a maioria dos brasileiros são burros, por isso há tanta gente a falar de UM carro no feminino ... bem como em falar em cilindradas em vez de centimetros cúbicos
Aliás, excelente matéria sobre o gênero dos automóveis.
Por favor, façam uma matéria sobre a palavra "cilindrada". Isso vai ajudar as pessoas a pararem de dizer que, por exemplo, "a moto tem "X" cilindradas".
Cilindrada não é unidade de medida. Não se pode comprar 5.000 cilindradas de arroz, por exemplo. O motor de uma moto, tem "X" cm³ (centímetros cúbicos) de cilindrada.
Usei motos no exemplo, porque quem mais usa "cilindradas" como unidade de medida, são motociclistas ou motoqueiros (que é a mesma coisa e pode gerar uma boa matéria também). Conheço mais de uma pessoa que se ofende se for chamado de motoqueiro..
Abraço!
- Sem essa de "comprei uma Ferrari", "comprei uma Fiat Idea"... Coisa de analfabeto! Se o cara comprou Um carro, ele tem Um carro, não Uma carro!