top of page

BLOG

Dúvidas, dicas, como funciona, o que fazer quando... 

No menu a seguir você pode filtrar os artigos por assunto ou pesquisar por palavra-chave. Fique a vontade para curtir, comentar, perguntar e compartilhar. Caso queira sugerir um tema para o próximo artigo, entre em contato!

As vantagens da tração 4x4


Para a maioria das pessoas, falar de 4x4 é o mesmo que falar de jipes ou SUVs capazes de superar estradas lamacentas e terrenos acidentados. Se você é uma delas, saiba que essa está longe de ser a sua única aplicação. O propósito deste artigo é demonstrar a recente popularização dos sistemas 4x4 e o que mais eles podem fazer por você!

Seja para um melhor desempenho ou por maior segurança, os fabricantes buscam constantemente melhorar a aderência e estabilidade dos veículos automotores. Para isso vale tudo: pneus maiores, suspensões complexas, apêndices aerodinâmicos, controles eletrônicos e sistemas de tração mais eficazes.

A tração 4x4 hoje é vista como um item de segurança também no asfalto, a ponto de haver fabricantes que oferecem o sistema como padrão em toda a sua linha, como Subaru e Bentley. A evolução da tecnologia embarcada, em especial a eletrônica, é um fator primordial para essa mudança.

Os sistemas modernos funcionam praticamente sem interferência do motorista e são adequados a qualquer situação ou tipo de terreno. Constituem em grande avanço na segurança, pois aumentam muito a estabilidade e aderência dos veículos, especialmente em curvas e em condições adversas, como pista molhada, reduzindo o risco de acidentes. Vejamos como são os diferentes sistemas de tração:

Tração 4x2 (ou 2WD, do inglês Two-Wheel Drive)

O sistema de tração em duas rodas ainda é o mais usado nos automóveis. A grande maioria usa tração dianteira (FWD, Front-Wheel Drive). Nos veículos maiores, luxuosos, esportivos ou comerciais predomina a tração traseira (RWD, Rear-Wheel Drive), chamada por alguns de “tração nas rodas certas”.

Vantagens: simplicidade de construção e facilidade de manutenção

Desvantagens: menor capacidade de tração e menor estabilidade direcional

Exemplos: Golf, Palio, Cruze, Focus, Sandero e a maior parte dos veículos pequenos ou médios

Tração 4x4 (4WD, do inglês Four-Wheel Drive)

Os veículos identificados por estas siglas têm tração nas quatro rodas somente em determinadas condições. Na maior parte do tempo funcionam como 4x2. O acionamento do 4x4 pode ser mecânico (por alavanca) ou eletrônico (por botões ou, em alguns casos, automaticamente). O sistema só deve ser usado em condições de baixa aderência, sob risco de quebra ou desgaste acentuado.

Vantagens: menor custo

Desvantagens: limitações de uso

Exemplos: S-10, Troller, Ranger, EcoSport, Fusion, em suas respectivas versões 4x4, modelos Mercedes-Benz com sistema 4Matic

Tração integral (AWD, do inglês All-Wheel Drive)

Nos veículos de tração integral a força do motor é transmitida às 4 rodas em qualquer situação. E, justamente por funcionar sem interferência do motorista, trata-se de um sistema muito mais eficiente. Normalmente são gerenciados eletronicamente e conseguem determinar por conta própria a proporção de potência que deve ser enviada para cada roda em cada condição de uso.

Vantagens: eficiência em qualquer situação

Desvantagens: maior custo

Exemplos: Todos Subaru, modelos Audi com sistema Quattro, modelos Volkswagen com sistema 4Motion, Range Rover

Sistemas híbridos

Com o advento dos veículos híbridos e elétricos, surgiram os sistemas híbridos de tração, em que diferentes motores tracionam cada eixo, não havendo conexão física entre os eixos. Por exemplo: motor a combustão no eixo traseiro e motor elétrico no dianteiro. Os motores podem trabalhar em conjunto ou individualmente. Assim, um mesmo veículo pode ter tração dianteira, traseira ou integral, dependendo da condição de uso.

Vantagens: versatilidade e máxima eficiência

Desvantagens: maior custo

Exemplos: Porsche 918 Spyder, BMW i8

3.703 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page