top of page

BLOG

Dúvidas, dicas, como funciona, o que fazer quando... 

No menu a seguir você pode filtrar os artigos por assunto ou pesquisar por palavra-chave. Fique a vontade para curtir, comentar, perguntar e compartilhar. Caso queira sugerir um tema para o próximo artigo, entre em contato!

Decifrando anúncios

Atualizado: 30 de set. de 2020


Quem não tem o hábito de ler anúncios de carros pode ficar com dúvidas na sua primeira tentativa. Isso porque, como em qualquer área de conhecimento, o mercado de automóveis também usa siglas e expressões que, embora facilitem o dia-a-dia de quem é do meio, acabam confundindo ou até induzindo a erro aqueles que não conhecem o seu significado exato.

Quer ver? Vamos aos termos mais comuns, em ordem alfabética:

COMPLETO: se você acredita que carro completo é aquele com todos os opcionais possíveis, cuidado! No mercado de usados o carro completo é simplesmente aquele que tem ar condicionado, direção assistida, travas e vidros elétricos. É muito comum o comprador chegar pra ver o carro anunciado como completo e se decepcionar ao perceber a falta de acessórios desejados, como estofamento couro, teto solar, entre outros.

FINO TRATO: carro de proprietário cuidadoso, que não abusa do carro, estaciona em garagem fechada, mantendo-o sempre limpo e com a manutenção em dia.

GARANTIA DE FÁBRICA: o carro que ainda está no período de garantia do fabricante. Dependendo do modelo essa garantia costuma variar de um a até 6 anos. Para que ela seja válida, é necessário que todas as revisões obrigatórias tenham sido feitas, o que pode ser conferido no caderno de manutenção que acompanha o manual do veículo. Vale ressaltar que, se você estiver comprando um usado de lojista, ele deve fornecer garantia de três meses sobre qualquer defeito ou vício que não tenha sido informado na negociação, mesmo que o carro não tenha mais a garantia de fábrica.

IMPECÁVEL: outro termo que pode enganar. Um carro impecável, teoricamente, é aquele de encher os olhos, sem nada a ser feito. Mas às vezes o dono está tão acostumado com eventuais problemas que não percebe alguns ‘detalhes’.

LACRADO: significa que o carro nunca sofreu uma batida mais forte, que tenha afetado a sua estrutura. O termo deriva de ‘lacre’, que são pontos específicos da carroceria em que é possível identificar se já houve reparação. Portanto, não significa que nunca tenha sofrido pequenas batidas.

PERICIADO: veículo que passou por uma avaliação técnica profissional, na qual foram atestados itens como quilometragem, documentação, originalidade da estrutura, pintura, etc. (saiba mais)

RELÍQUIA: o termo é normalmente aplicado a carros antigos, e se refere a um estado de conservação e originalidade próximo à perfeição. O legítimo carro de exposição.

TOP: cuidado com os termos em inglês ou gírias, pois muitos usam sem saber o que significa. Carro top, dependendo de quem anuncia, pode ser simplesmente um carro bonito, ou bem cuidado, ou mesmo um carro melhor que o anterior.

TOP DE LINHA: o topo da linha é o modelo mais completo. Mas há duas interpretações, podendo se referir ao modelo ou à marca. Por exemplo, a versão LTZ é a top de linha do Chevrolet Prisma. Mas o Cruze é o atual modelo mais caro e completo da marca no Brasil. Assim, não está errado chamar o Cruze LT de topo de linha, mesmo sabendo que existe a versão LTZ, ainda mais completa. Na prática muitos carros anunciados como top de linha não se enquadram em nenhuma das classificações citadas.

SEM DETALHES: similar a impecável.

SEM RETOQUES: significa que a pintura de toda a carroceria é original de fábrica, sendo aceitáveis repinturas apenas de itens como para-choques ou rodas.

ÚNICO DONO: veículo que só teve um proprietário, ou seja, aquele que o comprou zero quilômetro. É mais valorizado por ser possível conhecer todo o histórico do carro com facilidade.

ZERO ou ZERADO: em estado de zero quilômetro, ou seja, outro sinônimo para impecável.

ZERO QUILÔMETRO: carro sem uso, à venda pelo fabricante ou revendedor autorizado. A rigor quase nunca é zero de verdade, pois fez teste de rodagem, rodou no pátio da fábrica, depois manobrou para ser transportado e no pátio da revenda. Até chegar ao showroom da loja pode ter rodado entre 20 e 50 km.

Percebeu como os anúncios podem estar cheios de ‘pegadinhas’? Se você quer trocar de carro sem gastar muito, conheça os nossos serviços e compre com segurança. Carro usado não precisa ser sinônimo de dor de cabeça!

4.642 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page